Redline
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fanatec Porsche 911 Carrera.

3 participantes

Ir para baixo

Fanatec Porsche 911 Carrera. Empty Fanatec Porsche 911 Carrera.

Mensagem por Fellipe Sex Set 30, 2011 8:08 pm

Recapitulando:

Desejo, Paixão, Obsessão, Luxúria!
Essas são as palavras escritas na caixa do volante conforme você vai abrindo as abas. Eu acho que representa um pouco do sentimento de quem faz esse tipo de aquisição.

Agora eu vou fazer um pre-review do que eu consegui ver do volante até agora, como não veio com a fonte de alimentação não pude testar ainda no rFactor.


VOLANTE.

Diferente do G25/G27 o Porsche 911 Carrera não tem nenhuma parte construida em metal. Mas não passa em momento algum uma aparência frágil, o volante é muito robusto e pesado, a pegada é muito boa já que ele é completamente emborrachado. O design dele também e muito bem feito, com o logo da Porsche dando um toque final de muito bom gosto.
O fixador de mesa dele é bem simples de instalar, só tem uma parte para rosquear no qual vc define a espessura da mesa, depois é só fixar os dois prendedores de pressão que fazem o volante ficar bem fixo, sem se mover horizontal ou verticalmente mesmo com um pouco de força exagerada.

Uma coisa ruim que eu encontrei até agora foi o ruido das engrenagens quando você gira o volante, o som do carro no jogo deve suprir um pouco esse ruido, mas é consideravelmente alto e acho que é impossível não ouvi-lo durante a jogatina.


A quantidade de botões nele é muito boa, na frente existem 10 botões + 1 D-pad. Totalizando 14 botões. Na parte de trás existem 2 botões/borboletas. As borboletas como aquelas dos volantes da F1 são vendidas separadamente e fixadas com um parafuso ao volante, mas não fazem nenhuma falta, mas é claro que com as borboletas o volante fica muito mais charmoso, acredito que deve ter sido retirado pra diminuir os custos, já que no site da Fanatec são vendidas a 20 doletas.

Nota final: 85/100

CAMBIO.

O suporte dele me gerou desconfiança desde a compra, são duas barras metalicas que ficam presas ao volante e conectam no cambio. Eu achei que aquilo ficaria frouxo e dificultaria a utilização do cambio. Não estive completamente certo, mas passei longe de estar completamente enganado. A fixação é regular, em momentos de mais adrenalina vai se exagerar um pouco na força e o câmbio balança, dificultando o engate da marcha desejada.

Falando em engates, eles não são tão precisos, mudar de 1ª pra 2ª ou 3ª pra 4ª ou 5ª pra 6ª é muito simples, prático e preciso. Porém ao tentar mudar de 4ª pra 5ª é necessário colocar a marcha em ponto morto e depois empurrar pra 5ª, não da pra fazer um movimento só, com o tempo acaba se pegando a prática, mas ainda assim são 2 movimentos. O engate da ré é como no VW Gol G3, ao lado esquerdo da 1ª marcha. A puxada é firme e sem o costume acabei engatando a 1ª algumas vezes, mas com o tempo acho que isso vai acabar não acontecendo mais.

O câmbio também tem uma construção robusta e não tem aparência frágil, apesar de ser todo em plástico, o tamanho é excelente, mas não tem prendedor pro caso de montar o volante em cockpit e desejar colocá-lo ao lado da perna. Mais uma vez o prendedor é vendido separadamente, ponto pra Fanatec capitalista selvagem.
A parte mais chata do câmbio é o barulho que ele faz ao engatar, são cliques chatos e bem altos, coisa bem mais suave no G25, que cheguei a experimentar uma vez.

Nota final: 70/100

PEDAIS.

Apesar de serem construidos completamente em plástico são muito robustos, acho que a Fanatec não faz produtos para quebrar na mão do usuário, mesmo economizando em materiais bonitos aos olhos, eles são extremamente duráveis ao uso.

Voltando ao assunto, o pedal de freio me surpreendeu positivamente, tem uma rigidez impressionante e um curso excelente, parece muito com um pedal de carro de verdade, o pedal de embreagem é também muito bom, também lembra muito um pedal de carro apesar de eu ter achado ela dura demais, pode ser uma caracteristica de carros esportivos, não chega a ser ruim, com o tempo acostuma-se.

O acelerador tem um excelente curso, mas eu achei ele muito molenga, tem a mesma rigidez de um volante clone que eu usei durante algum tempo. Acho que a Fanatec poderia ter trabalhado um pouco melhor em cima desse quesito.

O tamanho é excelente, o pedal deve ter uns 45 centimetros e o espaço entre os pedais é perfeito.
Mais opiniões sobre o pedal acho que só vou poder dar quando estiver jogando, já que essa é uma das partes mais importantes.

Nota final: 85/100

CUSTO.
Esse volante lá fora custa U$130, o que faria ele ter um custo x beneficio muito bom. Pra um volante de 900º, com cambio H e pedal de embreagem não dá pra encontrar nada melhor.

Aqui no Brasilzão a historia é diferente, o meu custou R$ 949,00. O que faz dele um artigo relativamente caro pra qualquer um mediante o tipo de utilização. Vale o custo? Eu acho que ainda poderia ser vendido por uns 750~800. Mas isso não é culpa do fabricante e sim do nosso governo querido.

Nota final(BR): 75/100
PS.: Nota final(exterior): 100/100


Avaliação final: 78,75/100


Acho que por enquanto é o que posso falar, nem sei como vou fazer em relação a fonte, acho que acabarei comprando uma aqui pelo Rio mesmo, a loja me deu o frete de cortesia por essa ser a ultima peça do volante na loja, nem sei como vai ficar a situação agora pra envio da fonte, vou conversar com eles, mas tenho quase certeza que a ansiedade de testar o bicho vai me fazer comprar uma fonte amanhã mesmo e deixar a original na camaradagem, hehehe.





Agora vamos ao que interessa. Vou postar as minhas impressões do volante como todos querem que ele funcione, ligado!

Logo de cara quando você liga ele faz a auto calibração.Dá um giro completo pra direita e depois volta pra posição de descanso, a instalação do driver no windows foi rápida e sem problemas.

Vamos agora por partes.


SOFTWARE.

É extremamente simples, na primeira tela ele mostra a funcionalidade dos pedais, do volante e do D-pad. Passa mais a impressão de uma tela de teste do que um software propriamente dito. Aqui eu já fiquei um pouco triste, eu acreditava que teria 4 eixos no equipamento, 1 pro volante, e 1 pra cada pedal. Com isso eu poderia por exemplo, freiar e acelerar ao mesmo tempo. Mas o conjunto de pedais só tem 2 eixos, e por ter o pedal de embreagem, o freio e acelerador não funcionam juntos.

Depois tem uma tela pra você definir o giro do volante, nada muito misterioso. Depois uma aba pra atualizar o software e finalmente a aba de telemetria. O volante tem um display em que você pode setar pra ele mostrar, velocidade, marcha, combustivel restante, posição na corrida e mais outras 2 funcionalidades que eu não testei.

É um software simples, mas muito bacana. Não existe nada de muito espetacular nele, mas da pra passar de ano.

O volante tem também um Firmware muito interessante, tem um botão de serviço em que você pode utilizar o D-pad pra navegar.
Nesse menu de serviço você pode alterar sem mudar nada no jogo.
Giro do volante de 10º a 900º
Force feedback de 0 a 100%
Drift mode ( facilita na hora de virar o volante de um lado para outro rapidamente) de 0 até 3.
ABS: é uma especia de simulação da ação do freio, quando você trava as rodas ele vibra conforme a intensidade. Pode ser setado de 0~100%.
Modifica a linearidade do volante, não entendi exatamente o que isso faz. Mas no manual diz que muda a reação dos movimentos quando o giro está muito alto, enfim, confesso que não entendi bulhufas.
Dead zone: aqui você pode adicionar ou retirar dead zone ao volante, de 0, deixando o volante completamente analógico, até 100, deixando o volante on/off pra direita e esqueda.
Shifter: serve pra calibrar o câmbio se ele não estiver funcionando corretamente, ainda não precisei usar, mas vi relatos ai pela net que alguns lotes não estavam engatando a marcha, quando você jogava por exemplo pra 5ª ele continuava em neutro.

Eu achei o firmware espetacular, não tenho nada a reclamar de todas as funcionalidades que ele oferece.

Nota final combinada: 85/100.

VOLANTE

Só vou falar do force feedback, é simplesmente muito muito forte, eu testei em 5 carros, SClio, Stock Car, Porsche GT2, F1 e FBMW. Se colocar em 100% em todos o ffb fica muito pesado, mas nos carros maiores em especial fica bem pesado mesmo, não dá pra andar mais de 10 ou 15 minutos sem o costume, ai eu comecei a trabalhar com 80% no rFactor e 50% no volante, e tem mostrado um resultado, na minha opinião, mais real e muito mais satisfatório.

Ah, vou acabar baixando um pouco a primeira nota que eu havia dado por conta do ruido das engrenagens, a partir de um momento de concentração você simplesmente não escuta mais, porém é chato e ruidoso.

Nota final: 80/100.

CAMBIO

Tirando a falta de costume em andar em alto nivel e trocar as marchas em H, na hora do vamos ver foi a parte do volante que mais me surpreendeu, com 30 minutos de treino você pega toda fisica do câmbio, as marchas encaixam com precisão e muito rapidamente, tirando o fato da fixação ser relativamente ruim. Com o bicho funcionando eu não tenho quase nada a reclamar dele.

Nota final: 80/100.

PEDAIS

Me decepcionaram, eu esperava 3 eixos no jogo de pedais, mas só tem 2. é impossivel frear e acelerar ao mesmo tempo, acho que implementar isso não seria nada de outro mundo, sobre a fisica deles eu já falei tudo que senti.
Só faltou falar sobre o curso deles, é muito bom, até o pedal de acelerador, que eu estava um pouco receoso me agradou, a embreagem se comporta semelhante a de um carro real. Só ficou faltando um pouco de peso pro bichinho ficar preso no cão, mas como eu freio e acelero com 1 pé só eu acabo usando o pé esquerdo de apoio pro pedal ficar firmão no chão.

Nota final: 80/100

Média final: 81,25

O conjunto é muito bom, não há coo negar, a dificuldade na adaptação inicial era esperada mas a imersão e a diversão em guiar com um bom volante são incomparáveis.

Por enquanto é isso, agora eu vou treinar mais um bocado pra voltar a velha forma. hehe
Fellipe
Fellipe
Diretoria rFactor

Mensagens : 83
Kudos : 5
Data de inscrição : 13/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Fanatec Porsche 911 Carrera. Empty Re: Fanatec Porsche 911 Carrera.

Mensagem por Briatore Sáb Out 01, 2011 7:20 pm

Vê se vc não arruma outro driver que resolve esse problema do pedal. Vê tb se não tem outras opções para o próprio driver que veio com ele. Às vezes ele pode ser igual o controle do X360 que se escolhe entre DirectX e ActiveX (ou algo assim).. e como acho que esse volante é suportado pelo X360 não estranharia se viesse com essa opção.

No rFactor não esquece que uma coisa é vc mudar a quantidade de giro do volante e outra é do jogo, são dois valores independentes e o rF não reconhece automaticamente o valor que vc escolhe pro volante.

Pro pedal parar de escorregar tenta firmar um tapete de borracha (aqueles de banheiro mesmo) em baixo dele... vc compra um desses baratinho. Aqui não precisei pq como meu PC fica perto da parede foi só colocar um calço e parou de escorregar.
Briatore
Briatore
Admininistração

Mensagens : 158
Kudos : 0
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Franca - SP

https://redline.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fanatec Porsche 911 Carrera. Empty Re: Fanatec Porsche 911 Carrera.

Mensagem por Fellipe Sáb Out 01, 2011 7:46 pm

O pedal aqui também não escorrega não pq ele também fica perto da parede, mas quando eu uso a embreagem com um pouco mais de força, a parte da frente da aquela levantada marota, mas como eu quase não uso ela o pé esquerdo tem servido de suporte pra ele não ficar levantando.

Sobre esse lance do driver eu acho que não vai rolar, esse volante aqui não é compativel com o xbox 360 não, o que vc tá dizendo é o 911 GT2 ou Turbo S. Seria algo interessante mas nem faz tanta falta, já que eu nem sou tão hardcore assim.
Fellipe
Fellipe
Diretoria rFactor

Mensagens : 83
Kudos : 5
Data de inscrição : 13/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Fanatec Porsche 911 Carrera. Empty Re: Fanatec Porsche 911 Carrera.

Mensagem por Briatore Sáb Out 01, 2011 8:01 pm

Faz falta pra correr de kart lol

Mas ai é só reconfigurar o jogo e usar o freio na embreagem que ta tranx.
Briatore
Briatore
Admininistração

Mensagens : 158
Kudos : 0
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Franca - SP

https://redline.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fanatec Porsche 911 Carrera. Empty Re: Fanatec Porsche 911 Carrera.

Mensagem por Fellipe Sáb Out 01, 2011 8:15 pm

Eu acho que o pedal tem 2 eixos, se a embreagem tiver configurada ela prevalece, pois pra sair com o carro vc precisa usar ela e o acelerador. Mas se deixar ela em branco acaba ficando no esquema, saca?

Isso na teoria, mas a preguiça é muito grande, não farei isso agora.
Fellipe
Fellipe
Diretoria rFactor

Mensagens : 83
Kudos : 5
Data de inscrição : 13/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Fanatec Porsche 911 Carrera. Empty Re: Fanatec Porsche 911 Carrera.

Mensagem por alem51 Seg Ago 06, 2012 10:41 pm

Amigos, vou pegar um volate desse usado por 500 reais, voces acham que vale a pena?

alem51

Mensagens : 1
Kudos : 0
Data de inscrição : 06/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fanatec Porsche 911 Carrera. Empty Re: Fanatec Porsche 911 Carrera.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos