Redline
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

punta-taco

+4
Briatore
Fellipe
DarkSide
UAIGABRIEL
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

punta-taco Empty punta-taco

Mensagem por UAIGABRIEL Seg Out 10, 2011 10:19 am

Bom dia pessoal!
Meu nome é Gabriel.
Esse é meu primeiro post.
Ainda não pude experimentar os grandes simuladores (só jogo muito GT5).
Será que algum de vocês poderia explicar em detalhes exatamente como funciona e como deve ser feito o punta-taco.
Agradeço a atenção e espero estar sendo pertinente.
Abraços!!

UAIGABRIEL

Mensagens : 13
Kudos : 0
Data de inscrição : 09/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por DarkSide Seg Out 10, 2011 12:27 pm

Uia rapaiz, nem sabia disso.

Li agora no wikipedia, irei treinar, rsrs
DarkSide
DarkSide
Diretoria rFactor

Mensagens : 58
Kudos : 0
Data de inscrição : 12/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Fellipe Seg Out 10, 2011 2:33 pm

Achei alguma coisa sobre:

Punta-Taco

A redução punta-taco é fundamental para ganhar tempo no contorno de curvas. Durante o punta-taco, você estará controlando o volante com a mão esquerda, trocando de marcha com a mão direita, pisando na embreagem com o pé esquerdo e acionando simultaneamente os pedais de freio e acelerador - tudo exatamente ao mesmo tempo.

Leva algum tempo para se acostumar, e é preciso muita repetição até que a manobra se torne automática. No início demanda uma grande concentração. Você está fazendo uma porção de coisas ao mesmo tempo. Além de estar usando todos os controles, você também precisa estar atento à aderência dos pneus durante a frenagem, procurando seus pontos de referência de curva, e para piorar, se você estiver na corrida, você pode precisar controlar o tráfego. Entretanto, após alguns finais de semana de prática, você terá pegado a mão da manobra e poderá se desligar das suas mãos e pés para se concentrar na pista.

Nas ruas quando você estiver se aproximandoda esquina, você provavelmente foi ensinado a frear completamente antes da curva, percorrer a curva no neutro, e só então quando você começa a endireitar o carro depois da curva, reduzir a marcha e recomeçar a acelerar. Isso funciona na rua, mas é um procedimento absurdamente lento para a pista de corrida.

Em competição, o tempo gasto na transição da frenagem para a aceleração deve ser reduzido ao mínimo possível. Você está correndo! Você não quer gastar um monte de tempo enquanto troca de pedais (mesmo que seja apenas meio segundo). Para maximizar a velocidade e suavidade através da curva, é necessário executar algumas acrobacias no cockpit e operar o volante, câmbio, embreagem, freio e acelerador todos ao mesmo tempo.

Na pista, quando você se aproxima de uma curva, seu pé direito deixa o pedal do acelerador e pressiona o pedal de freio com a sola do pé. Antes do final da freada, você precisa trocar as marchas de maneira que ao liberar o freio você possa retornar imediatamente a aceleração. Quando a frenagem está quase completa, seu pé esquerdo aciona a embreagem, e sua mão direita reduz a marcha. Entretanto, enquanto você estava desacelerando, a rotação do motor caiu. Se você soltar a embreagem nesse ponto, o carro irá balançar bruscamente já que o motor funcio na como um enorme freio. Se você estiver próximo do limite de aderência (onde você realmente deveria estar), você irá perder o controle do carro. Para evitar isso, alguma coisa deve elevar novamente o giro do motor até a rotação correta antes de soltar a embreagem. O pé direito é o que está mais perto, então é o eleito para cutucar o acelerador. Apesar do pé direito estar ocupado freando, você desloca seu calcanhar direito por sobre o acelerador e dá uma leve acelerada (também chamada de “blip”) para girar o motor enquanto o pé esquerdo libera a embreagem (a ponta do pé direito continua no freio). A intensidade do blip e o momento de liberar a embreagem devem ser aperfeiçoados até que ocorra um a transição perfeitamente suave quando a embreagem reconectar o motor. Enquanto isso, o calcanhar é retirado do acelerador e a onta do pé direito continua no freio, agora aliviando a pressão à medida que o carro se aproxima do ponto de tomada da curva. As reduções de marchas deveriam estar terminadas antes do final da frenagem, e antes da tomada da curva. Como o motor e a transmissão já estão conectados e a pressão no pedal de freio já está reduzida, a tomada de curva se dá quando o pé realiza uma suave transição de volta ao acelerador. No princípio apenas o mínimo de aceleração necessária é aplicada para manter a velocidade inicial da curva, e então gradualmente aumenta ao sair da curva.

Revisando as etapas envolvidas:

• Tire o pé direito do acelerador e pressione o pedal do freio

• Um pouco antes do final da freada, o pé esquerdo aciona a embreagem

• A mão direita reduz a marcha (a esquerda continua no volante)

• O pé direito ainda está acionando, porém reduzindo a pressão no freio, e gira para
que o calcanhar se posicione sobre o canto do acelerador

• O calcanhar direito pressiona rapidamente o acelerador para subir o giro do motor (a
ponta do pé ainda está no freio, aliviando ainda mais a pressão)

• O pé esquerdo libera a embreagem, o pé direito fora do acelerador

• O pé direito termina a frenagem

• O pé direito escorrega de volta para o acelerador e retoma sua posição normal apenas para fazer alguma pressão de modo a manter a velocidade do carro através da primeira parte da curva. Então acelera para a saída da curva.

Toda a seqüência acima, da segunda a ultima etapas leva menos de meio segundo. Isso
exige muito treino até acertar. A idéia geral é fazer a transição entre frenagem e aceleração
quase sem perda de tempo e com perfeita suavidade. Executada corretamente, não devem
acontecer trancos durante a redução e retomada da aceleração.
Fonte: rFactor Brasil
Fellipe
Fellipe
Diretoria rFactor

Mensagens : 83
Kudos : 5
Data de inscrição : 13/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Briatore Seg Out 10, 2011 2:47 pm

Só complementando... Punta taco era útil antigamente em carros com muito torque pq motores antigos tinham uma tendência de demorar tanto pra "encher" quanto "esvaziar" e por isso era muito importante manter ele sempre dentro do giro ideal ou acima.

Atualmente essa técnica costuma só ser usada em provas de drift.
Briatore
Briatore
Admininistração

Mensagens : 158
Kudos : 0
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Franca - SP

https://redline.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Fellipe Seg Out 10, 2011 2:53 pm

Depois que eu fui pesquisar sobre acabei me lembrando, houve uma época não muito distante que os carros da F1 utilizavam disso, digo não muito distante pq o Rubinho correu na época em que os caras ainda precisavam usar da mesma.

Mas lembrando também que isso só é possivel fazer em equipamentos com embreagem que tenha 3 eixos, ou sem embreagem que tenha 2 eixos no conjunto de pedais. Um bom carro pra treinar a tecnica no rFactor é o kart.

Se pegar o esquema pro kart fica mais facil pra qualquer outro carro.
Fellipe
Fellipe
Diretoria rFactor

Mensagens : 83
Kudos : 5
Data de inscrição : 13/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por UAIGABRIEL Seg Out 10, 2011 7:30 pm

Valeu galera.
Pensei que vcs poderiam me esclarecer.
O que é, quando é usado, eu sei. Já li e assisti vários vídeos, inclusive um em que o Ayrton pilota um NSX em Suzuka e mostra o pé direito dele pisando no acelerador e no freio ao mesmo tempo.
Mas pensei que algum de vocês tivesse experiencia com essa técnica.
Valeu!!

UAIGABRIEL

Mensagens : 13
Kudos : 0
Data de inscrição : 09/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Briatore Seg Out 10, 2011 9:36 pm

Eu tenho uma minima experiência com punta-taco carro de verdade... se tiver alguma dúvida faz uma pergunta mais específica pq sua pergunta foi meio geral. Mas é como falei, não existe em carros modernos muito uso pra isso.
Briatore
Briatore
Admininistração

Mensagens : 158
Kudos : 0
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Franca - SP

https://redline.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por UAIGABRIEL Ter Out 11, 2011 9:15 am

Valeu Bia, digo Briatore!
Realmente peço desculpas por ter elaborado mal minha pergunta.
Só gostaria de dizer que o punta-taco ainda é usado sim. O pessoal que disputa a Porsche Cup no Brasil usa muito e desenvolveram até um sistema na alavanca do cambio pra facilitar a pratica do punta-taco.

Olha, há uns dois dias eu te enviei um e-mail perguntando sobre simuladores. Será que vc que é mais experiente poderia me ajudar.
O race 07 é pago assinatura como o iRacing? Dizem que o Barrichello, Massa e o pessoal da Stock disputam muito no Race 07, então pensei qeu deve ser realmente bom!
Por favor responda!
Abraços!!
Gabriel

UAIGABRIEL

Mensagens : 13
Kudos : 0
Data de inscrição : 09/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Briatore Ter Out 11, 2011 11:46 am

Race 07 e suas extensões não cobram mensalidades. E sim, é um excelente simulador que pra mim só perde em qualidade pra iRacing. Se te interessa pegar o jogo original ele ta custando só U$5,99 no Steam e suas expansões tb estão baratas... vale muito a pena.

E não sabia que o pessoal da Porsche Cup ainda usava pt... mas não muda o fato de serem uma exceção.
Briatore
Briatore
Admininistração

Mensagens : 158
Kudos : 0
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Franca - SP

https://redline.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por UAIGABRIEL Ter Out 11, 2011 8:01 pm

Valeu cara!
Eu assisti vídeos no youtube e achei sensacional!
Compra direto do site? Tem que ser original pra jogar on-line?

Eu baixei o iRacing no uTorrent (seguindo uma orientação sua no tópico sobre iRacing) e meu notebook não rodou potencial todo do jogo.
Aliás, meu volante não funcionou direito no computador....

Obrigado!

UAIGABRIEL

Mensagens : 13
Kudos : 0
Data de inscrição : 09/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Briatore Ter Out 11, 2011 8:40 pm

Pra jogar online não precisa ter original porém é melhor pois vc pode usar o matchmeet do Steam... mas se alguém criar um server da pra entrar todo mundo com pirata... mas não tenho certeza.

Um pessoal aqui tem o Race 07 (eu, Fellipe, Darkside e Zacky) e às vezes é questão da gente montar um evento ai pra testar o jogo.

Qual é a config do seu note e que voltante tem?
Briatore
Briatore
Admininistração

Mensagens : 158
Kudos : 0
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Franca - SP

https://redline.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Fellipe Ter Out 11, 2011 8:43 pm

Eu não tenho Race 07 não. lingua
Fellipe
Fellipe
Diretoria rFactor

Mensagens : 83
Kudos : 5
Data de inscrição : 13/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Briatore Ter Out 11, 2011 8:45 pm

Mas vc tem Race On ou GTR Evolution?
Briatore
Briatore
Admininistração

Mensagens : 158
Kudos : 0
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Franca - SP

https://redline.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Fellipe Ter Out 11, 2011 8:51 pm

Só GTR e nem tá instalado
Fellipe
Fellipe
Diretoria rFactor

Mensagens : 83
Kudos : 5
Data de inscrição : 13/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Briatore Ter Out 11, 2011 8:55 pm

Mas o GTR Evo é o Race07 com um addon já instalado... só correr usando os carros e pistas que tb tem no Race 07 que funciona junto. O mesmo vale pra quem tem o Race On que é tb o R07 com alguns addons a mais.
Briatore
Briatore
Admininistração

Mensagens : 158
Kudos : 0
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Franca - SP

https://redline.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Fellipe Ter Out 11, 2011 9:24 pm

Ah é? Então blz...
Fellipe
Fellipe
Diretoria rFactor

Mensagens : 83
Kudos : 5
Data de inscrição : 13/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por UAIGABRIEL Qua Out 12, 2011 6:44 am

Meu volante é um leadership bem vagabundinho mesmo. Mas a questão não é essa, é que o note reconheceu os botões pra troca de marcha, mas não reconheceu os pedais nem o volante (para curvas mesmo). Eu acho q instalei corretamente.
Tô atras do G27 (acho q é o mais popular entre voces, não?). Teria como indicar uma boa loja onde encontro barato e seja confiável?

Meu note tem processador intel core 2 duo T6400, windows 7, HD 320, 4gb de memoria. Qual outra informação preciso passar?

Valeu!

Ps: onde compro o Race 07 q vc indicou Briatore?

UAIGABRIEL

Mensagens : 13
Kudos : 0
Data de inscrição : 09/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Fellipe Qua Out 12, 2011 8:25 am

Esses volantes da leadership são plug and play, então se não tá reconhecendo deve ter alguma outra coisa errada, o Malek utiliza um semelhante talvez ele possa te ajudar.

Aqui nem todos tem volante, e acho que temos uma variação bem grande. Eu tenho conhecimento de um Clone, 2 DG GT, 1 G27, 1 Thrustmaster RGT e um Fanatec Carrera. O DarkSide mora perto do paraguai e ele consegue comprar G27 por menos de R$ 600, se tiver interessado entra em contato com ele, o cara é de confiança e não tem perigo.

O Race07 está disponivel para compra no Steam. Conhece o serviço? É uma especie de loja de jogos online em que vc paga com cartão de crédito internacional e depois faz o download do jogo que vc pagou.

Você vai precisar criar uma conta lá pra visualizar toda biblioteca disponível, é coisa pra caramba, hehe. Cuidado pra não acabar com o teu rico dinheirinho lá.
Fellipe
Fellipe
Diretoria rFactor

Mensagens : 83
Kudos : 5
Data de inscrição : 13/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por UAIGABRIEL Qua Out 12, 2011 8:34 am

Nossa, menos de 600 mangos! Muito bom!
Já tive um da clone tb q era muito ruim.

Não conheço esse serviço inda não.
Só preciso verificar mesmo se meu note vai suportar o jogo, pq meu pc é antigo e fraco.

Já q nem todos tem volante vcs usam joystick?
Tem jeito de conectar o controle do ps2 no computador num tem? Vcs sabem como é?

Valeu Fellipe!

UAIGABRIEL

Mensagens : 13
Kudos : 0
Data de inscrição : 09/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Fellipe Qua Out 12, 2011 9:22 am

O Race 07 é relativamente leve, o rFactor roda ai no teu note? Então o Race 07 também rodará.

Entra nesse site faz teu cadastro, baixa o aplicativo e da uma conferida, é bem simples e intuitivo de usar, acredito que vc não vai sentir dificuldade, mas qualquer coisa só falar ae.

Muitos usam joystick e outros usam teclado. Eu mesmo a menos de 1 mes atras corrida com o controle do xbox 360. E meu desempenho era até melhor que no volante. risada Pra utilizar o ds2 no pc vc vai precisar de um adaptador, em algumas lojas de informática tem e no Mercado Livre então é mole mole de achar. Dá uma pesquisada lá.
Fellipe
Fellipe
Diretoria rFactor

Mensagens : 83
Kudos : 5
Data de inscrição : 13/05/2011
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por UAIGABRIEL Qua Out 12, 2011 2:27 pm

Não sei cara, eu não tenho rFactor. Só instalei uma versão mais antiga do iRacing q baixei no uTorrent, e não rodou na capacidade total.

Procurei o adaptador ontem em algumas lojas mas ainda não achei.

Valeu!!

UAIGABRIEL

Mensagens : 13
Kudos : 0
Data de inscrição : 09/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Briatore Qua Out 12, 2011 2:51 pm

Então... esse lance de "rodar o jogo no talo" não é importante... pra mim (veja... PRA MIM... rs) o importante num jogo de corrida é rodar acima dos 60 frames por segundo ou pelo menos acima dos 30 sem queda... pra não complicar a conversa caso vc não saiba medir isso significa que o jogo tem que rodar lisinho... quantidade de detalhes não me fazem diferença pois depois que começo a correr só quero saber de andar rápido.

Meu PC anterior era parecido com esse seu e meu processador era ainda pior (era um Core 2 Duo de primeira geração... uma porcaria), e eu rodava todos esses jogos bem... mas ai é questão de gosto, conheço gente que se o jogo não tiver no talo, a 1080p, com AA8, AF32 e rodando assim mesmo a 120fps não consegue jogar... eu, digamos, comecei jogando no Nintendinho, passei pelo Mega Drive e nunca nenhum console meu foi top gráfico (tirando o PS3 agora, que mesmo assim apanha feio do PC) e meus PCs nunca foram high end pq simplesmente não ligo muito pra isso.
Briatore
Briatore
Admininistração

Mensagens : 158
Kudos : 0
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Franca - SP

https://redline.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por UAIGABRIEL Qua Out 12, 2011 5:17 pm

tb não ligo.
Só achei q pudesse prejudicar no jogo, mas tb não ligo pra graficos perfeitos.
Gosto, mas não ligo...

UAIGABRIEL

Mensagens : 13
Kudos : 0
Data de inscrição : 09/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por UAIGABRIEL Seg Out 24, 2011 10:04 pm

Pessoal, baixei o Race 07 no torrent e rodou a parte inicial, a apresentação, a seleção de carros e pistas numa boa.

Mas o jogo mesmo não rodou.

Parece q tava a 2 segundos por frame...

Coloquei opções 16 bits e depois 32 bits e ficou a mesma coisa (achei que fosse mudar).

E agora, quem poderá me ajudar???

UAIGABRIEL

Mensagens : 13
Kudos : 0
Data de inscrição : 09/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Briatore Seg Out 24, 2011 10:52 pm

Tenta mudar o setup dentro do jogo reduzindo a quantidade de detalhes.

Tb não sei qual é sua VGA, mas se ela não for compatível com pelo menos DirectX9 o jogo não roda legal... porém estaríamos falando de uma placa anterior a mais ou menos 2004, que pelo resto de sua config acho não ser o caso.
Briatore
Briatore
Admininistração

Mensagens : 158
Kudos : 0
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Franca - SP

https://redline.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

punta-taco Empty Re: punta-taco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos